O que é o Programa de Educação Tutorial?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Este Programa acadêmico é direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Eles são selecionados pelas IES - Instituições de Ensino Superior - que participam do Programa e se organizam em grupos de 12 bolsistas, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores.

Objetivo

O PET objetiva envolver estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. São objetivos do Programa: melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos, sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

• Desenvolver atividades acadêmicas em padrão de qualidade e excelência, visando a coletividade e interdisciplinaridade;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, cientifica, tecnológica e acadêmica;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional, pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

O PET na UFG

O Programa teve início na UFG em 1994, com a criação do primeiro Grupo, PET de Geografia UFG. Em 1995 foi criado o Grupo PET de Enfermagem, em 2006 foi criado o de Engenharia de Alimentos e em 2007 foram criados os grupos de Matemática e Nutrição. Em 2010 foram criados mais cinco novos grupos: Licenciatura Intercultural Indígena, Enfermagem Jataí, PET Cidade de Goiás (Direito, Serviço Social e Filosofia), Engenharias (Engenharia Elétrica,Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica) e Ciências Biológicas.