O PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Este Programa acadêmico é direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Eles são selecionados pelas IES - Instituições de Ensino Superior - que participam do Programa e se organizam em grupos de 12 bolsistas, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores. O PET objetiva envolver estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

São objetivos desse Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos, sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

O PET na UFG

O Programa teve início na UFG em 1994, com a criação do Grupo PET de Geografia. Em 1995 foi criado o Grupo PET de Enfermagem, em 2006 foi criado o de Engenharia de Alimentos e em 2007 foram criados os grupos de Matemática e Nutrição. Em 2010 foram criados mais cinco novos grupos: Licenciatura Intercultural Indígena, Enfermagem Jataí, PET Cidade de Goiás (Direito, Serviço Social e Filosofia), Engenharias (Engenharia Elétrica,Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica) e Ciências Biológicas.